Fichas Clínicas

Manifestações clínicas das descargas elétricas transitórias e descontroladas nos neurónios. Afetando um número suficiente de neurónios origina uma onda de despolarização em determinada área (convulsões parciais) ou em todo o sistema nervoso (convulsões generalizadas).
O hiperadrenocorticismo ou síndrome de Cushing é uma patologia associada a um excesso de cortisol circulante. São distinguidos 3 tipos: hipofisário, adrenal ou iatrogénico.
A encefalopatia hepática surge quando o fígado não sintetiza substâncias necessárias ao cérebro, ou não degrada produtos tóxicos. A causa mais frequente são os shunts porto-sistémicos, intra ou extrahepáticos.
Patologia causada por uma hiperglicémia. Distinguem-se dois tipos: Tipo I ou insulino-dependente; e Tipo II ou não dependente de insulina.
Consiste na infeção de tecidos queratinizados, unhas, pelo e estrato córneo, causada por fungos dermatófitos das espécies Microsporum, Tricophyton e Epidermophyton.
Inflamação do pâncreas causada por um processo de autodigestão pelas mesmas enzimas que este produz, ativando-se de forma anómala no interior da glândula.
Neospora caninum apresenta distribuição mundial, afetando cães e ruminantes, entre outras espécies. Em cães causa alterações neurológicas e musculares; em bovinos abortos e mortalidade neonatal.
É uma doença provocada por um vírus do género Morbillivirus e da família Paramixoviridae. Normalmente transmite-se por cia aérea, podendo também transmitir-se por via transplacentária.
A lipidose hepática consiste numa acumulação de gordura, frequentemente na forma de triglicéridos, no citoplasma dos hepatócitos devido a uma anomalia no metabolismo hepático dos lípidos.
Doença multisistémica consequente a uma produção excessiva de hormonas tiroideas devido a uma hiperplasia ou neoplasia do tecido tiroideo. É mais frequente no gato que no cão.
Doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, de distribuição mundial. A prevalência estimada da infeção subclínica é cerca de 33% dos animais domésticos e seres humanos no mundo. Os gatos (e outros felídeos) são os hospedeiros definitivos.
Síndrome hiperagudo de etiologia desconhecida, caracterizado pelo aparecimento repentino de vómitos e diarreia com sangue, originando uma rápida desidratação, hemoconcentração e hipovolémia.
É uma doença autoimune polissistémica e crónica na qual são criados anticorpos específicos e não específicos direcionados contra os núcleos das células de diferentes órgãos e tecidos.

Mais sobre UranoLabPT

Vantagens